Projetos
A Representação do Nordeste na Fotografia Brasileira
Projeto desenvolvido entre 2011 e 2014 sobre a forma como o Nordeste brasileiro é retratado pelo trabalho de fotógrafos atuantes na segunda metade do século XX e início do século XXI. Foram desenvolvidos levantamento, sistematização e análise de informações sobre as obras de Evandro Teixeira, Tiago Santana, Christian Cravo, Maureen Bisilliat, Anna Mariani e, principalmente, Thomaz Farkas. Entre outros resultados, essa pesquisa deu origem aos artigos “O Sertão em Evandro Teixeira: memórias, relatos e fotografias” e “Notas de Viagem: uma aproximação para com as fotografias nordestinas de Thomaz Farkas”, ganhadores do Prêmio Nacional Vera Giangrande, da Intercom, em 2013 e 2012, respectivamente.
Realidade: o fotojornalismo autoral de uma revista
Atuação como membro da equipe do projeto contemplado com o XII Prêmio Marc Ferrez, da Funarte, em 2012/2013. Realizado tanto no campo da pesquisa quanto no âmbito do estágio profissional em jornalismo, as atividades desse projeto envolveram pesquisa histórica, realização e transcrição de entrevistas com jornalistas e fotógrafos que atuaram na revista, redação e revisão de textos para site, catálogo e exposição, produção de conteúdo para a mídia e organização de eventos.
Equivalências Fotográficas: a fotografia de Maureen Bisilliat
Projeto iniciado em 2013 e ainda em desenvolvimento. A pesquisa tem como objetivo principal investigar os caminhos por meio dos quais a fotógrafa Maureen Bisilliat dá forma a sua obra imagética, principalmente quando dialoga com a literatura brasileira. Sua produção é muito diversificada e, entre outros destaques, engloba exposições e livros fotográficos onde o conceito de fotografia é delineado e investigado de maneira singular através de palavras e imagens. Os principais resultados dessa pesquisa foram apresentados em diversos artigos e, mais recentemente, na dissertação de mestrado “Equivalências Fotográficas: a rebusca do ser de Maureen Bisilliat”, desenvolvida no PPGACV – UFG, entre 2019 e 2022.